Você sabe o que é ILPF?
Updated: Aug 23, 2021
O que é?
A ILPF é uma estratégia de produção sustentável, que integra atividades agrícolas, pecuárias e florestais, realizadas na mesma área, em cultivo consorciado, em sucessão ou rotacionado, e busca efeitos sinérgicos entre os componentes do agro ecossistema, contemplando a adequação ambiental, a valorização do homem e a viabilidade econômica. (Balbino et al., 2011a).
O aumento inevitável dos custos de produção e um mercado mais competitivo, tem exigido aumento na produtividade da atividade agropecuária, com qualidade e rentabilidade, sem comprometer o meio ambiente.
Atualmente, os sistemas de integração estão se expandindo, especialmente para produção de grãos, fibra, energia, florestas e bovinos de corte e leite, além de ovinos e caprinos, dependendo da região. A utilização desses sistemas, nas situações em que é cabível a sua adoção, passa a ser de grande importância para a recuperação de áreas em degradação, tanto de pastagens como de lavouras, e busca otimizar o uso da terra, aumentando a produtividade, diversificando a produção e gerando produtos de qualidade.
Diversas particularidades os tornam socialmente receptivos no Brasil, entre as quais destacam-se:
I - possibilidade de o sistema ser empregado por qualquer produtor rural, independente do porte de sua propriedade (pequena, média ou grande);
II - ampliação da inserção social pela melhor distribuição de renda e geração de empregos;
III - aumento da renda do produtor rural;
IV - melhoria da imagem da produção agropecuária e dos produtores rurais, pois concilia atividade produtiva e preservação do meio ambiente;
V - aumento da competitividade do agronegócio brasileiro;
VI - redução do processo migratório;
Segundo Balbino et al. (2011a), os sistemas de integração podem ser classificados e definidos, basicamente, em quatro grandes grupos:
1) Integração Lavoura-Pecuária (ILP) ou Agropastoril: sistema de produção que integra o componente agrícola e pecuário em rotação, consórcio ou sucessão, na mesma área e em um mesmo ano agrícola ou por vários anos, em sequência ou intercalados.
2) Integração Pecuária-Floresta (IPF) ou Silvipastoril: sistema de produção que integra o componente pecuário (pastagem e animal) e florestal, em consórcio. Este sistema de produção é mais direcionado para áreas com dificuldade de implantação de lavouras.
3) Integração Lavoura-Floresta (ILF) ou Silviagrícola: sistema de produção que integra o componente florestal e agrícola pela consorciação de espécies arbóreas com cultivos agrícolas anuais ou perenes, ocorre especialmente em pequenas propriedades ou com cultivos de culturas anuais para aproveitamento da área durante o crescimento do componente florestal.
4) Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) ou Agrossilvipastoril: sistema de produção que integra os componentes agrícola e pecuário em rotação, consórcio ou sucessão, incluindo também o componente florestal, na mesma área. O componente “lavoura” restringe-se ou não à fase inicial de implantação do componente florestal.
A integração também reduz o uso de agroquímicos, a abertura de novas áreas para fins agropecuários e o passivo ambiental. Possibilita, ao mesmo tempo, o aumento da biodiversidade e do controle dos processos erosivos com a manutenção da cobertura do solo. Aliada a práticas conservacionistas, como o plantio direto, se constitui em uma alternativa econômica e sustentável para elevar a produtividade de áreas degradadas.

A escolha por qual estratégia utilizar dependerá das características da região e da propriedade, como proximidade de mercado, logística, relevo, clima, aptidão da propriedade, maquinário disponível, entre outros.
Dentre os principais entraves identificados para a adoção do sistema ILPF estão a necessidade de nivelamento do conhecimento entre os pesquisadores, a pouca formação de consultores técnicos e a necessidade de interação e capacidade interna entre os produtores.

Fontes:
https://www.redeilpf.org.br/index.php/rede-ilpf/o-que-e-ilpf