Você sabe o que é ILPF?

Updated: Aug 23


O que é?

A ILPF é uma estratégia de produção sustentável, que integra atividades agrícolas, pecuárias e florestais, realizadas na mesma área, em cultivo consorciado, em sucessão ou rotacionado, e busca efeitos sinérgicos entre os componentes do agro ecossistema, contemplando a adequação ambiental, a valorização do homem e a viabilidade econômica. (Balbino et al., 2011a).

O aumento inevitável dos custos de produção e um mercado mais competitivo, tem exigido aumento na produtividade da atividade agropecuária, com qualidade e rentabilidade, sem comprometer o meio ambiente.

Atualmente, os sistemas de integração estão se expandindo, especialmente para produção de grãos, fibra, energia, florestas e bovinos de corte e leite, além de ovinos e caprinos, dependendo da região. A utilização desses sistemas, nas situações em que é cabível a sua adoção, passa a ser de grande importância para a recuperação de áreas em degradação, tanto de pastagens como de lavouras, e busca otimizar o uso da terra, aumentando a produtividade, diversificando a produção e gerando produtos de qualidade.

Diversas particularidades os tornam socialmente receptivos no Brasil, entre as quais destacam-se:

I - possibilidade de o sistema ser empregado por qualquer produtor rural, independente do porte de sua propriedade (pequena, média ou grande);

II - ampliação da inserção social pela melhor distribuição de renda e geração de empregos;

III - aumento da renda do produtor rural;

IV - melhoria da imagem da produção agropecuária e dos produtores rurais, pois concilia atividade produtiva e preservação do meio ambiente;

V - aumento da competitividade do agronegócio brasileiro;

VI - redução do processo migratório;


Segundo Balbino et al. (2011a), os sistemas de integração podem ser classificados e definidos, basicamente, em quatro grandes grupos:


1) Integração Lavoura-Pecuária (ILP) ou Agropastoril: sistema de produção que integra o componente agrícola e pecuário em rotação, consórcio ou sucessão, na mesma área e em um mesmo ano agrícola ou por vários anos, em sequência ou intercalados.

2) Integração Pecuária-Floresta (IPF) ou Silvipastoril: sistema de produção que integra o componente pecuário (pastagem e animal) e florestal, em consórcio. Este sistema de produção é mais direcionado para áreas com dificuldade de implantação de lavouras.

3) Integração Lavoura-Floresta (ILF) ou Silviagrícola: sistema de produção que integra o componente florestal e agrícola pela consorciação de espécies arbóreas com cultivos agrícolas anuais ou perenes, ocorre especialmente em pequenas propriedades ou com cultivos de culturas anuais para aproveitamento da área durante o crescimento do componente florestal.